Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Um tiro certo e errado no jornalismo da Record...

Por: João César - fundador e editor do blog. 



Sem dúvidas o jornalismo que mais vem crescendo na TV brasileira é o da Rede Record, sem contar a emissora do mesmo grupo específica a isso (Record News). 

90% da grade da Record de seg. a sex. é voltada ao jornalismo. 
Exagero!
Só de manhã são 3 jornalísticos que completam o turno. A tarde mais 3. A noite mais 2.
Para ser mais exato, apenas a série CSI Miami, a novela, poucas partes do Programa da Tarde e pouquíssimas do Hoje em Dia trazem conteúdo fora do contexto ''notícia''. 

Que os âncoras, repórteres e redatores são eficientes ninguém pode negar, e claro que informação de qualidade é essencial e o povo gosta, mas calma, aliás, mil vezes calma... 

O máximo que uma emissora pode apresentar de jornalismo em sua programação é 50%, e a Record ultrapassa 40% deste limite considerado o normal. 

O Balanço Geral da tarde comandado por Geraldo Luís e o anão Marquinhos conquistou o Brasil com um jornalismo diferenciado, anormal e que fala a língua do povo. A audiência não me deixa mentir, a atração muitas vezes atinge a liderança, e quando não consegue se consolida na vice o tempo todo. É um caso a parte. 

Já os outros jornais em formato de programa não passam dos 4 ou 5 pontos. Por quê? 
A resposta é óbvia: a insistência da Record em querer expandir o jornalismo de uma forma surreal. 
E fica aquela coisa chata também. Você liga a TV às 8:00 e está noticiando algo. Liga às 2:30 também. Liga as 6:00 idem... Cansa! Na verdade o único que não cansa por causa do tiro certo que a Record deu é o Balanço Geral... 

É o meu canal preferido, sempre foi.
Como telespectador preocupado com a eficiência ainda maior da emissora e com a conquista mais relevante da audiência, peço aos administradores que invistam mais em conteúdos de variedades, games, humor e entretenimento em geral - o que não está se vendo muito ultimamente -. 
O reality A Fazenda abrange e muito a audiência, e deveria servir como inspiração para outros projetos do mesmo ramo, mas deve-se manter a essência, afinal foi por causa dela e da simplicidade que o reality atraiu todos os olhares. 
Capacidade eles têm. Profissionais qualificados também. Público fiel nem se fale. Ou seja, o caminho para a evolução só depende deles... 

Record: jornalismo é ultra importante, mas não é tudo que uma emissora necessita... 

___________

Por João César: fundador e editor do blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário