Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 5 de abril de 2013

MINHA SEGUNDA REVOLUÇÃO: Hey professores, não precisamos de controle mental...

Hoje vou contar pra vocês uma ''revolução'' que fiz na escola. 
Conhecem a música Another Brick In The Wall do Pink Floyd? Enfim, a letra é bem clara quando critica a escola e o sistema de ensino. 
Trechos como ''Não precismos de nenhuma educação'', ''Chega de humor negro nas salas de aula'',''Não precisamos de controle mental'', ''Professores, deixem as crianças em paz'' e ''Todos são somente tijolos na parede'', fazem da música o sucesso que é, mesmo se passando 20 anos da composição. Basicamente diz que alguns (muitos) professores limitam o crescimento dos alunos, podando-lhes a criatividade e do senso crítico, enfim, um verdadeiro controle mental mesmo. 

Pois bem, eu escolhi a dedo esta música porque há muito tempo era um desejo meu cantá-la num coral (no caso, a minha sala) e em uma escola, como mostra no clipe. 
Apesar de pouco ensaio, mais precisamente falando, um dia de ensaio, o resultado foi satisfatório. 

Além da música mais odiada pelas escolas, eu peguei da internet um texto criticando o sistema educacional e o método de alguns professores. 
Gerou uma certa ''polêmica''. Olhares tortos, caretas, expressões faciais de discórdia e o incômodo visível tomaram conta da plateia e principalmente dos funcionários, porém mesmo assim, todos ouviram atentamente, acho que porque ficaram surpresos com tamanha coragem. 

Quando terminei de ler a minha crítica, a professora que estava apresentando o festival soltou a seguinte frase com um tom nitidamente irônico: ''Depois do DESABAFO dele, vamos pra música...'' 

Ficou super legal. Levaram guitarra e tal's... 
Mas em meio a tanta insatisfação, duas professoras adoraram a apresentação em geral. 
Coincidentemente ou não, são as duas educadoras mais eficientes que temos. 
Será que os que não gostaram se identificaram com a crítica e se auto flagelaram? 

Não sei, só sei que fizemos uma 'revolução'. 
Só sei que cantamos a música mais odiada pelas escolas numa escola. 
E também só sei que fui muito corajoso em ler aquilo. E meus colegas de cantarem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário