Pesquisar neste blog:

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

AUTOCONTROLE

Sempre tem aquele que nos tira do sério

Provoca, cutuca nossas feridas de uma forma que muitas vezes nem dá para entender se fez de propósito ou por ingenuidade. São pessoas que fazem pedidos descabidos, são pessoas que simplesmente acham que tem mais direito que os demais. Ter autocontrole é fundamental para continuarmos nossa vida sem precisar nos desentendermos com cada uma destas pessoas. Afinal de contas, não é porque a outra pessoa não tem bom senso é que você será igual.
Hoje em dia a competição cada vez mais intensa, temos que assumir cada vez mais riscos senão ficamos para trás. Temos milhões de coisas para fazer no menor tempo possível.  Para quem é casado existe as exigências do casamento - o outro querendo atenção e você sem tempo ou paciência. Para quem é pai ou mãe, são os filhos que requisitam mais e mais. Para quem é solteiro se faz necessário equilibrar trabalho, amigos, as tarefas de casa, família e ainda arranjar uma namorada ou namorado - porque ninguém é de ferro e ninguém gosta de viver sozinho.
Não é difícil perceber a quantidade de coisas que podem te afetar: um colega tipo “sabichão” que só sabe mesmo é te tirar do serio ou é aquele chefe critico, um supervisor na defensiva, um filho endiabrado, uma esposa que não colabora, o amigo que só te liga para falar dele mesmo e nem te pergunta como você está, o parente invejoso, enfim, a lista é gigante.
As frases que mais se ouve são: “Meu chefe me deixa louco”. “Meus filhos acabam comigo”. “Eu odeio quando... (preencha como quiser - pode ser um evento, uma tarefa, uma decisão, um prazo, uma crise ou uma incerteza)".
Muita coisa pode abalar a vida da gente: mudança de carreira, um divórcio, ou até um casamento (também abala, pensa que não?), a compra da sua casa, uma entrevista de emprego, o transito, decisões para tomar... muitas decisões te esperando para serem tomadas, mas a pior decisão que é: não decidir nada. É a decisão do medo! Ficar num cantinho vendo os outros viverem e você só sobrevivendo!

O que fazer para não sair do sério?

Autogerência é a resposta para lidar bem com isso tudo. Se você deixar vai ter muita coisa para te tirar do sério e você precisa não permitir que os fatos do cotidiano e as pessoas te afetem tanto. Superar as dificuldades sem sofrer desnecessariamente.
Problemas todo mundo tem. Se você não tem, então você deve estar morto, pois basta sair para dar uma volta de carro para alguém te dar uma fechada e ainda por cima falarem um desaforo. Se você for mulher te mandam lavar roupa em casa - você sabe do que eu estou falando. Sabe-se lá quais outros desaforos as pessoas são capazes de disparar. Você não pode evitar que essas coisas aconteçam mas, pode aprender a lidar melhor com delas.
O que você não sabe é que foi você que permitiu que te tirassem do sério. Ninguém te tira do sério se você não deixar. O problema é que as pessoas não sabem como fazer para impedir a influência do outro.
Antes vou contar as três coisas que facilitam que te tirem do sério mas ao mesmo tempo fazem de você um ser humano: você pensa, sente e se comporta.


O problema está dentro de você

Esta é uma ótima noticia, pois se se o problema está com você, a solução também está à mão.
As pessoas costumam achar que o problema está sempre fora delas, ou seja, se você se irritou, é porque alguém o ofendeu, se você está depressiva é porque o outro te deixou assim, e por ai vai. Mas na realidade o que tira do sério não são as dificuldades que te aparecem, as pessoas difíceis que você tem na sua vida, seus prazos curtos a cumprir, os sabichões, a irresponsabilidade dos outros etc.
Na realidade não é nada disso que te tira do sério. O que te tira do sério é você mesmo. É como você lida com essa bagagem toda, ou seja, o que te afeta não são as coisas que te acontecem, mas os pensamentos, interpretações e reações que você tem quando cada uma destas coisas te acontecem.
Eu sei que ate agora o que eu tenho é um bando de incrédulos me lendo e pensando: “Mas como? É claro que meus problemas são essas coisas horríveis que me acontecem! Como a Marisa tem a coragem de dizer que o problema é a minha cabeça?”
Mas veja bem, isso é uma ótima noticia, porque esse é o segredo que te facilita a viver muito melhor. Estou dizendo que você tem o controle da sua vida, sobre o que te acontece. Como você se sente está na sua mão e não nas mãos dos outros ou do destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário